A historia de Asafe

A HISTÓRIA DE ASAFE: O HOMEM DE QUEM DEUS SE APODEROU

Asafe,  para quem não conhece a sua história foi um grande levita na casa de Deus, um homem que tinha uma intimidade com o Pai Celestial e que possuía em sua vida o dom de ministrar louvor como ninguém, esta unção ele receberá na sua vida através do rei Davi, que além de rei era um execelente músico e adorador do Senhor.

Diz a história que no dia em que o rei Davi estava trazendo a Arca de volta para Jerusalém para sua cidade de origem Asafe era apenas uma criança quando esteve naquela festa, pois bem, a festa estava linda, as pessoas pararam tudo para receberem a Arca que simbolizava a presença de Deus e em meio a toda aquela multidão o pequeno Asafe se deleitava na presença de Deus, o rei Davi vinha á frente dançando na presença de Deus com todas as suas forças e o povo de Israel estava em festa.

Derepente, o pequeno Asafe que estava no meio da multidão não se contenta em apenas ver a Arca de longe, ele queria algo mais, pois tinha fome e sede por mais de Deus, não se contentava em adorar de longe queria estar mais perto possível de Deus a quem ele tanto amava.

E diz a história que no meio da festa Asafe fura o bloqueio de guardas que faziam a escolta do rei Davi e da Arca e ele corre para mais perto e se joga nos braços do rei e juntamente com ele começa a dançar e a celebrar na presença de Deus, e naquele momento Asafe recebe da parte de Deus e por intermédio do rei Davi a unção de adorador e desde aquele dia em diante o seu nome passou a ser literalmente: Deus dele se apoderou!!!

O tempo passou, Asafe cresceu e então Davi decide construir um tabernáculo para colocar a Arca de Deus, um lugar onde presença de Deus estaria para sempre.

Davi convoca os engenheiros e arquitetos mais inteligentes de seu reino, consulta a Natâ seu profeta, o qual lhe da todo apoio, convoca o povo para que o mesmo dê cada um uma oferta para a construção do templo e ele mesmo oferece do seu tesouro particular para a construção ouro, prata e pedras preciosas pois como ele mesmo disse: que o palácio que ele queria construir não era para o homem mas para o Senhor Deus, portanto tinha que ser o melhor.

Depois de fazer todos estes planos Davi nomeia os levitas que ministrarão na casa de Deus, e entre tantos ele nomeia o jovem que agora já era um homem, um pai de família para ser o chefe dos levitas ele nomeia Asafe.

Mas as coisas não sairam 100% como Davi havia planejado, Deus não permitiu que Davi construisse o templo, pois ele era um homem sanguinário, e ordenou que Salomão seu filho construisse o templo em seu lugar, Davi não questionou a decisão de Deus e antes de morrer deu a Salomão todas as instruçôes sobre como deveria ser feita a obra, as plantas, os nomes dos levitas que ele havia escolhido bem como todo ouro e toda prata que seriam gastos na construção.

Davi se foi e seu filho Salomão reinou em seu lugar e anos mais tarde conclui a construção do templo e marcou uma data para a consagração e inauguração, a esta altura Asafe já não era mais um jovem ele era agora um senhor de aproximadamente 65 anos de idade, casado, pai de dois filhos, morava em uma humilde casinha de madeira onde as ruas eram de terra e a vida era precária.

Ele já não ministrava mais louvores a Deus pois em Israel havia um costume de que a certa altura da vida os levitas mais velhos eram aposentados de suas funçoes, dando espaço para os mais novos, Asafe estava aposentado mas o seu coração ainda ardia pela presença de Deus.

Seu instrumento musical, suas vestes de linho fino estavam guardadas em uma caixa uma espécie de baú, e na madrugada por diversas vezes enquanto todos estavam dormindo aquele velho levita abria a caixa com cuidado para que ninguém acordasse e como num abrir e fechar de olhos ele voltava no tempo e lembrava das vezes em que ele conduzia a multidão festiva, lembrava de como ele ministrava o louvor e de como a glória de Deus era real.

Em uma destas madrugadas cheias de nostalgia Asafe vestiu de novo as suas roupas de linho fino que ele havia ganhado das mãos do próprio rei Davi e tirou a poeira de seu instrumento que ele havia por anos tocado, abriu as janelas de sua casa e começou a adorar com toda as suas forças ao Rei, não cantou nenhuma de suas cançoes, visto que ele era um compositor execelente, mas cantou uma canção que havia sido composta pelos fihos de Corá, um Salmo que embora não fosse de sua autoria naquele exato momento expressava toda a sua dor e todo clamor que havia na sua alma e ele cantou assim: “Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?

As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?

Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.

Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte.

Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.

Contudo o SENHOR mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida.

Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?

Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus?

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus” ( Salmos 42:1-11).

As lágrimas rolaram pela face de Asafe, o seu coração estava derramado na presença de Deus e depois de ministrar esta canção ele tirou as suas roupas de festa, guardou seu instrumento e foi dormir.

No dia, seguinte bem cedinho, Asafe foi acordado as gritos pela sua esposa, ele se levantou da cama ainda meio sonolento e sem entender ao certo o que estava acontecendo foi até a sala de sua casa, ainda trajando roupas de dormir e com os olhos inchados e meio abertos, um mensageiro trajando roupas reais veio até a sua casa com uma carta em mãos assinada pelo rei e endereçada para Asafe.

Sem delongas o mensageiro se apresenta, diz que foi enviado pelo próprio rei Salomão e entrega nas mãos de Asafe a carta, eles se despedem e então Asafe senta-se junto com sua esposa e seus filhos para lerem a misteriósa carta do rei.

Nela estava escrito assim: “ Querido Asafe, que Deus, o Todo-poderoso o abençoe.

Davi, o meu pai, reinou com integridade, justiça e sabedoria sobre todo o povo de Israel, e acima de tudo ele sempre buscava a presença de Deus pois amava ao Senhor de todo coração e por ser dedicado á Deus sempre teve em sua vida muitas e incontáveis vitórias.

Ele queria construir um templo como você bem sabe, e se empenhou neste projeto com amor e dedicação, fez a planta, arrecadou fundos para a construção e sonhou com o dia em que o seu sonho seria realizado.

Mas Deus desejou que as coisas acontecessem de outra forma e não permitiu que ele construisse esta obra, mas o orientou que o seu filho, Salomão, construisse o templo.

Muitos anos se passaram, meu pai já se foi e a obra como era da vontade de Deus tinha que ser concluída por minhas mãos e sendo obediente a vontade de Deus construi o templo seguindo a risca todas as orientaçoes que meu pai deixou.

A obra está pronta e precisa ser inaugurada logo, pois Deus tem pressa de habitar entre nós.

Por isso venho por meio desta carta lhe fazer um convite muito especial: quero que você Asafe ministre o louvor na inauguração do templo e mais que isso: quero que você seja o regente, o maestro da orquestra de levitas e gostaria de pedir que você componha uma canção especial para a ocasião; uma canção que traga a presença de Deus para junto de nós.

Espero ve-lo na inauguração e sei que posso contar com você.

Atenciosamente: Salomão, filho de Davi, rei de Israel”.

Os olhos de Asafe ficaram completamente molhados, seu coração bateu mais forte do que nunca, sua esposa e filhos choraram de emoção e compartilharam de sua alegria a glória de Deus encheu aquela humilde, porém, especial casa.

Asafe já não era mais um velho levita aposentado e esquecido pelas pessoas ele havia recebido um convite do próprio rei para ministrar na festa mais importante que Israel já havia celebrado.

Deus naquele momento falava ao coração de Asafe que havia ouvido a sua adoração naquela madrugada e que jamais havia lhe esquecido mas que o amava e que contava com ele em seu projeto na face da terra.

A história de Asafe estava apenas começando.

Referencias biblicas:Paz meu querido; estas são algumas referencias:
Cobrador. 1. Levita, um dos principais músicos de Davi, e a quem o rei nomeou para ‘dirigir o canto na casa do Senhor’ (1 Cr 6.31, 39). Asafe era, também, ‘vidente’ (2 Cr 29.30), e são-lhe atribuídos doze salmos, todos eles de caráter profético (Sl 50,73 a 83). os seus descendentes ou partidários, os ‘filhos de Asafe’, tomaram parte na purificação do templo e na celebração daquele acontecimento (2 Cr 29.13 a 30,35.15). 2. Antepassados de Joá, chanceler de Ezequias (2 Rs 18.18 – is 36.3 a 22). 3. oficial do rei da Pérsia, guarda das florestas reais em Judá (Ne 2.S). 4. Levita mencionado em 1 Cr 9.15 – Ne 11.17).

 

66 comentários sobre “A historia de Asafe

  1. Paz irmaos Deus ABENÇOE GRANDEMETE A VIDA DE VCS PARA QE ASSIM VCS CONTINUE AJUDANDO ATRAVES DESSES ESTUDOS LINDOS……OBRIGADA

    • a paz do senhor muito bom esse comentario mas so tenho se vcs pode me responde fikaria muito feliz . pois bem, eu queria sabe a fonte desse comenterio ,se por ventura ele é seguro ,ou se tem a base nos canonicos de fato . se é flavio sozefo ,em fim para pode ter uma certesa na base do assunto e
      pode enrriquece mas em nossos encinamentos.. amém forte abrçao pra vo 6

  2. Gostei muito desse estudo e com certeza aprendi muito… irmao continue assim ajude esses irmaos com essas lindas msg e estudos ….DEUS ABENÇOE

      • muito me alegrei com esta mensagem que deus continue uzando cada vez mais os seus vasos que se colo0cam na presença de deus p fazaer a sua vontade. Que deus abensoe os irmãos.

  3. A paz queridos!!!
    Deus os usou de forma tremenda, a palavra se renova realmente,nunca havia visto esta mensagem redigida com tanta intensidade!!!
    É a glóaria de Deus!!!
    DEUS OS ABENÇOE!!!

    • Paz meu querido; estas são algumas referencias:
      Cobrador. 1. Levita, um dos principais músicos de Davi, e a quem o rei nomeou para ‘dirigir o canto na casa do Senhor’ (1 Cr 6.31, 39). Asafe era, também, ‘vidente’ (2 Cr 29.30), e são-lhe atribuídos doze salmos, todos eles de caráter profético (Sl 50,73 a 83). os seus descendentes ou partidários, os ‘filhos de Asafe’, tomaram parte na purificação do templo e na celebração daquele acontecimento (2 Cr 29.13 a 30,35.15). 2. Antepassados de Joá, chanceler de Ezequias (2 Rs 18.18 – is 36.3 a 22). 3. oficial do rei da Pérsia, guarda das florestas reais em Judá (Ne 2.S). 4. Levita mencionado em 1 Cr 9.15 – Ne 11.17).

  4. Shalon Adonay para todos, fico feliz por ver que na internet existem pessoas empenhadas em fazer conhecida a palavra de Deus como ela deve ser, Que DEUS continue abençoando grandemente o vosso ministério.

    Shalon Baruch

  5. Amados, a paz d senhor JESUS!

    Gostaria de saber qual é a procedencia desta história e se ela tem fundamentos biblicos?

    • Paz meu querido; estas são algumas referencias:
      Cobrador. 1. Levita, um dos principais músicos de Davi, e a quem o rei nomeou para ‘dirigir o canto na casa do Senhor’ (1 Cr 6.31, 39). Asafe era, também, ‘vidente’ (2 Cr 29.30), e são-lhe atribuídos doze salmos, todos eles de caráter profético (Sl 50,73 a 83). os seus descendentes ou partidários, os ‘filhos de Asafe’, tomaram parte na purificação do templo e na celebração daquele acontecimento (2 Cr 29.13 a 30,35.15). 2. Antepassados de Joá, chanceler de Ezequias (2 Rs 18.18 – is 36.3 a 22). 3. oficial do rei da Pérsia, guarda das florestas reais em Judá (Ne 2.S). 4. Levita mencionado em 1 Cr 9.15 – Ne 11.17).

  6. gostei muito,pois ajudou-me a conhecer esta bela história.
    Sou da Assembléia de Deus da rua Benjamim de Oliveira,Vila Kennedy e faço parte do grupo de varões que tem o nome FILHOS DE ASAFE.
    MUITO OBRIGADO E QUE DEUS OS ABENÇOE.

  7. QUERIDOS MUITO ME APAIXONEI POR ESTE LINDO COMENTÁRIO O QUAL NUNCA TINHA LIDO ANTES COM TANTOS DETALHES DA VIDA DESTE GRANDE HOMEM DE DEUS QUE O SENHOR DEUS DOS CÉUS CONTINUE TE ABENÇOANDO PARA SUA GLORIA

  8. Amei este estudo que vcs fizeram sobre Asafe é maravilhoso que Deus abençoe grandeosamente suas vidas assim como foi na vida de Asafe

  9. mas uma vez possamos aprender e lembrar q Deus…por mas tmpo q passe Ele nao esqueci e nem desanpara os seus…

  10. a paz do senhor que deus use sua vida assim como fez com asafe assim deus vai fazer na sua vida seja um adorador diante de deus por que deus tem projeto na sua vida meu amado vc tem promesa de deus vai em frente conquiste os lugares mais alto voe como a aguia amen

  11. A PAZ QUERIDOS,AMEI O ESTUDO SOBRE ASAFE, NUNCA LI ALGO TAO LINDO ASSIM NA BIBLIA , CHOREI DO COMEÇO AU FIM DESE ESTUDO A MINHA ALMA ESTAR EM RITIMO DE ADORAÇAO..QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO VCS MUITO MUITO MUITO. TEM COMO VCS MANDAREM PRO MEU EMAIL UM RESUMO SOBRE A HISTORIA DE ASAFE??

  12. Linda história vi as referencia mais gostei muito da introdução que diz que ele era criança onde esta esta fonte por favor ? eu gostaria de me aprofundar

  13. Gostei muito desse comentário sobre Asafe. Gostaria de saber qual é a origem biográfica desse conteúdo. Seria Flavio Josefo? ou outro?

  14. Paz meus amados, muito importante é este estudo para todos que adoram ao Deus altíssimo.

  15. PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO ; AGRADEÇO A DEUS PELA SUA VIDA , MUITO LINDO ESSE ESTUDO , QUE O SENHOR CONTINUE LHES ABENÇOANDO AINDA MAS E DANO MAS CONHECIMENTO NA SUA PALAVRA. UM ABRAÇO . ASS. PASTOR FRANCISCO ASSIS

  16. QUE ESTUDO MARAVILHOSO!!! MUITO BEM EXPLICADO!!! PARABENS QUE O SENHOR CONTINUE ABENÇOANDO PODEROSAMENTE VCS!! A PAZ DO SENHOR JESUS!!!

  17. Por favor coloquem mais estudos sobre personagens, pois esse de Asafe foi muito bem divulgado parabéns.

  18. paz amados que mensagem maravilhosa Deus quando escolhe alguem para fazer oque ele deseja pode passar o tempo que for mais ninguem pode subistituir a pessoa escolhida assim como asafe

  19. linda a história de Asafe quero louvar, adorar e reger como Asafe ainda que esteja esquecido vendo o descaso dos meus irmãos mas quero adora-lo, pois sei que resposta para lagrimas de um adorador tem! como Asafe quero te servir Senhor meu. Amado da minha alma, minha rocha e fortaleza, meu socorro bem presente na angústia meu sustento e meu auxilio.

  20. Bom dia a todos estou aqui com os olhos cheios de lagrimas que estória linda desse Homem de DEUS, que DEUS continue abençoando a quem postou esse estudo lindo maravilhoso.

  21. Estou esperando meu asafe ha 6 anos eu sei q um dia ele vem minha esposa espera ansiosa por esse dia Deus ilumine vs

  22. Amei esse estudo. Chorei de alegria e falei em línguas com essa historia de perseverança tão linda de Asafe. Lições de vida tirei desse relato. Assina, Missionária Raimunda do Pará

  23. MEU DEUS ,,,QUE COISA MAS LINDA ESSE ESTUDO ,,QUANDO EU LI A PARTE DA SUA ADORAÇÃO PELA MADRUGADA A QUELA CANÇÃO ,IRMÃOS EU NÃO PODE SEGURAR AS LÁGRIMAS,,SOU APAIXONADA POR ESSE GRANDE HOMEM ,DESDE QUE OUVIR A SUA MENSAGEM PELA PRIMEIRA VEZ .

  24. que deus abencoe vcs pela ispiraca divina da interpletacao do texto mecionado que ele vos bencoe com toda sorti de bencao. pr elvis silva de belem do para

  25. A paz do Senhor e salvador Jesus Cristo lindo estudo que o Deus de maravilhas seja sempre as vossas fonte de inspiração amém.

  26. A paz do Senhor meus amados,
    Lendo esta mensagem pela madrugada meu coração pulou, fiquei paralisado quase sem poder falar pelo renovo que me foi concedido pelo Espirito santo.
    minha gratidão a vocês pela unção que contem esta mensagem.
    Que o Senhor Deus Criador dos seus e da terra continue vos abençoando.

    Fiquem na Paz do Senhor Jesus.

  27. APáz do senhor amados!foi através de muitas lágrimas que acabei de ler esta linda mensagem,pois Deus o todo poderoso me renovou nesta manhã.Muito obrigado,e que o Todo Poderoso continue te abençoando.

  28. Muito bom seu estudo, mas pergunto;qual foi a fonte que você usou?
    talmud, midrash ou outro livro histórico? Fique na paz…

  29. A Paz. Que mensagem linda e maravilhosa, me fez refletir grandemente na manhã de hoje e o Senhor já tinha preparado ela a tanto para cada um de nós, e vi aqui que foi ministrada ainda em 2010, e 4 anos após continua viva e firme. É como todos nós sabemos, tudo passa, porém a Palavra do Senhor é eterna.

    Deus o abençoe!

  30. Muito linda a história de Asafe,vou passar um dia para meu neto, o qual se chama Asafe, para que ele saiba o quanto é forte o significado do seu nome, Ee que nosso DEUS é poderoso, AMÉM.

  31. Me interessei por Asafe quando li o salmos 73 procurei mais informacoes e nada achei quando busquei a Deus na madrugada fiz a pesquisa na internet me veio o relato completo. Que maravilha quando Deus tira nossa escama dos olhos e conseguimos parar de olhar para o ter e conseguimos SER de Deus pois ao levantar-mos as maos o Altissimo nos segura pela mao direita bastando apenas ter a humildade de levantar a mao em espirito de gratidao e veremos que nao a nada melhor do que subir para o colo de Deus atraves da sua graca.

  32. poxa q linda historia.. chorei de emoçao, passou um filme na minha cabeça. sentir a presença de Deus lendo essa historia.. Asafe nome do bb de 6 meses.. eu creio q ela tambm carrega esse dom..

  33. Fiquei muito Tocado sou musico, e o maior sonho de um musico é ver seus descendentes dando continuidade a Arte de Adorar a um DEUS tão Generoso! Mas quis o Senhor recolher nosso filho que se chamava Asaph! E este é um breve texto que minha Esposa escreveu! Depois que faleceu em meus baços. 25/09/2014

    O nosso tão esperado bebê nasceu!
    É um menino!
    O Nosso Asaph Scaranelli!
    Nasceu no dia 25/09/14 as 11:00hr da manhã com aproximadamente 35cm e 2.510kg, um menino lindo, a cara do papai Tiago Scaranelli, e feito a imagem e semelhança de Deus, perfeito. O bebê mais lindo de toooda a galaxia rs…é como agente falava com ele, ainda na barriga.
    Foram 9 meses de grande espera e de muita oração, pois com seis meses de gestação descobrimos que ele tinha alguns probleminhas, o seu coração estava muito inchado pois havia uma válvula que não estava conseguindo mandar sangue para os pulmões, pois ela era muito fininha, e consequentemente o coração inchava e os pulmões não funcionavam. Eu dizia que o coraçãozinho dele era grande de tanto amor! Descobrimos também que eu havia perdido todo o liquido da barriga, por isso tínhamos dificuldade para ver o sexo do bebê, pois como nao havia nada de liquido ele não conseguia se mexer muito e ficava o tempo todo sentadinho com as perninhas cruzadas. Mas a gente sempre soube que era um menino, Deus já havia nos falado. E pela falta de liquido toda a parte renal do nosso bebê não funcionava, na verdade não conseguiam ver os seus rins, e realmente ele não tinha nenhum dos rins.
    E depois de muitos exames, e de muita conversa com os médicos a conclusão final foi que o nosso Asaph poderia vir a óbito a qualquer momento, ainda dentro da barriga. Mas ele foi forte, lutou até o fim e conseguiu chegar aos 9 meses de gestação. Mesmo com o coraçãozinho inchado, com os pulmões sem funcionar e sem os rins, ele conseguiu! Era o nosso bebê Milagre!
    Aproveitamos cada momento com ele, cada chutinho, cada empurrão…Apresentamos o Senhor Deus a ele, e o ensinamos a adora-lo, através de hinos, e o Asaph sempre respondia sempre que orava-mos ou que ouvia-mos um hino, ele se mexia muiiito, chutava, empurrava, ele sentia a presença de Deus naquele momento e o poder do Espirito Santo enchia o meu ventre. E foi assim até que chegou a hora de nascer!
    Não existe palavras para expressar o que é dar a luz. É muita graça, é o amor de Deus tomando conta dos nossos sentimentos, das nossas emoções, de tudo, é algo sobrenatural…
    Deus permitiu que ele ficasse com a gente por 15 minutos, os mais felizes de nossa vida! Poder ver o seu rostinho lindo, toca-lo e beija-lo, em fim…Deus foi muiiito bom com a gente, poderia te-lo levado ainda dentro da minha barriga, mas não, Deus permitiu que fossemos Mãe e Pai do Asaph por 9 meses e 15 minutos!
    Deus usou a minha vida para gerar o Asaph para ELE.
    E agora ele esta com o Senhor!
    Foi Difícil, mas o Senhor nos fez entender a sua vontade, e nos trouxe consolo e paz nessa hora.
    Agradeço a Deus pela vida de todos os nossos amigos e família que estiveram orando por nossas vidas. Em especial o meu esposo Tiago Scaranelli, que sempre esteve comigo desde o começo até o ultimo suspiro do Asaph, que estava em seus braços quando Deus o levou. Meu companheiro, meu amigo, meu marido e Pai, meu presente do Senhor. Obrigada Amor te amooo!!!
    E essa foi a história de vida do nosso Asaph Scaraneli. Curta, mas cheia de amor e da graça de Deus!

    ” Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão.”
    (Salmos 127.3)

  34. Para Tiago Scaranelli e esposa
    Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.
    Provérbios 16:9
    Foi maravilhoso o entendimento do planos de Deus na vida de vocês…De um momento, que para a maioria das pessoas,seria de blasfêmias e desespero, Vocês conseguiram ver a glória de Deus…Já podem ir escolhendo o nome para o próximo bebê.Pois, se Deus prometeu ele irá cumprir, não tenham dúvidas!!Que Deus vos abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s